Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista RENEF?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

Tipos de publicação

A Revista da RENEF publica trabalhos relativos a todas as áreas acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte e áreas afins, o bem-estar físico e psíquico. São aceitos os seguintes formatos para publicação: Artigo Original, Artigo de Revisão, Estudo de Caso, Artigo Técnico e Artigo de Opinião. Para publicação de estudos de caso, a metodologia seguida deverá ser rigorosa e expressa no manuscrito.


Preparação e envio dos manuscritos

Serão considerados para publicação investigações originais sob condição de serem contribuições exclusivas para esta Revista, ou seja, que não tenham sido, nem venham a ser publicadas em outros locais.

Todos os textos e ilustrações publicados tornar-se-ão propriedade da Revista Eletrônica Nacional de Educação Física. Os trabalhos não aceitos para publicação ficarão à disposição do autor. A responsabilidade pelas afirmações e opiniões contidas nos trabalhos caberá inteiramente ao(s) autor(es). Autores nacionais deverão enviar textos em português (com exceção do "abstract" em inglês). Autores estrangeiros também deverão enviar os textos em inglês.

Os artigos deverão ser tão objetivos quanto possível e evitar o uso da especulação. Os artigos serão rejeitados quando escritos em português de fraca qualidade linguística. O formato digital será obrigatoriamente a partir do Microsoft Word do Windows XP. Os manuscritos deverão ser escritos em página A4 com 3 cm de margem, em letra Arial 12, com espaço de 1,5 linhas e com formatação justificada sem avanços e com espaçamentos de parágrafos (0,6). No corpo do artigo não deverá ser usada letra maiúscula e as seções devem ser realçadas a negrito. Tanto o texto quanto os quadros e figuras deverão ser a preto e branco. As páginas deverão ser numeradas sequencialmente, sendo a página de título a nº1. Os manuscritos não deverão conter notas de rodapé. Os Manuscritos deverão ser submetidos em suporte digital no formato acima descrito via correio eletrônico. Para todos os tipos de publicação aplicar-se-ão estas regras de preparação e envio dos manuscritos.


Normas de publicação para artigos de investigação e estudos de caso

Os artigos submetidos à RENEF deverão conter dados originais, teóricos ou experimentais, e a parte substancial do trabalho não deverá ter sido publicada anteriormente. Se parte do trabalho foi já publicado ou apresentada publicamente deverá ser feita referência a esse fato na seção de Agradecimentos. Os artigos submetidos à RENEF serão, numa primeira fase, avaliados pelo Editor – chefe e terão como critérios iniciais de aceitação o cumprimento das normas de publicação, a relação do tópico tratado com as áreas acerca do movimento humano relacionado à Educação Física, Esporte e áreas afins, o bem-estar físico e psíquico e o seu mérito científico. Depois desta análise, o artigo, se for considerado pertinente, será avaliado por 2 revisores independentes e sob a forma de análise “duplamente cega”. A aceitação do mesmo por parte de um revisor e a rejeição por parte de outro obrigará a uma 3ª consulta. Concluído o processo de revisão, o autor principal será informado do resultado do processo. Três resultados são possíveis: aceitação, aceitação com alterações e rejeição. Quando o trabalho for aceito para publicação o autor principal deverá enviar a versão final do mesmo em suporte digital (via correio eletrônico) no prazo indicado pelo editor. O autor principal deverá enviar igualmente uma declaração assinada atestando que o artigo nunca foi previamente publicado e autorizando a sua publicação na Revista da RENEF.


Os manuscritos deverão obrigatoriamente conter as seguintes seções

Página de título, contendo:

  • Indicação do tipo de publicação.
  • Título (conciso, mas suficientemente informativo).
  • Título abreviado (limite de 45 caracteres).
  • Nomes dos autores por extenso (nome próprio e até dois sobrenomes)
  • Afiliação acadêmica ou profissional dos autores (instituição de trabalho).
  • Nome e endereço do autor para onde toda a correspondência deverá ser enviada.


Página de resumo, contendo:

  • Dois resumos: um em Português e um em Inglês (Abstract), ambos com um limite de 400 palavras.
  • Três a seis palavras-chave (Key words no caso do Abstract).
  • No resumo e abstract, indicar a metodologia usada, os resultados mais importantes e as conclusões do trabalho (referências da literatura devem ser evitadas). Não usar abreviaturas.
  • Antes do abstract deverá ser indicado o título do trabalho em Inglês.


Introdução

  • Deverá ser suficientemente compreensível, explicitando claramente o objetivo do trabalho e relevando a importância do estudo face ao estado atual do conhecimento.
  • A revisão da literatura não deverá ser exaustiva (aconselha-se um limite de 25 referências para artigos originais e estudos de caso).



Metodologia

  • Esta seção deverá ser dividida em quatro subseções: Amostra, Procedimentos, Instrumentos e Estatística.
  • Nesta seção deverá ser incluída toda a informação que permite aos leitores realizarem um trabalho com a mesma metodologia sem o contato com os autores.
  • Os métodos deverão ser ajustados ao objetivo do estudo; deverão ser replicáveis e com elevado grau de confiabilidade.
  • Os trabalhos deverão ser submetidos a um Comitê de Ética e deverá ser enviado seu parecer junto ao artigo (anexo).
  • Quando utilizados humanos deverá ser indicado que os procedimentos utilizados respeitam as normas internacionais de experimentação com humanos ( de acordo com a Resolução 196/96).
  • Quando utilizados animais deverão ser utilizados todos os princípios éticos de experimentação animal e, se possível, deverão ser submetidos a uma comissão de ética.
  • Todas as drogas e químicos utilizados deverão ser designados pelos nomes genéricos, princípios ativos e dosagem.
  • A confidencialidade dos sujeitos deverá ser estritamente mantida.
  • Os métodos estatísticos utilizados deverão ser referidos (descritos).
  • Fotos de equipamento ou sujeitos deverão ser evitadas.


Resultados

  • Os resultados deverão apenas conter os dados que sejam relevantes para a discussão e serem apresentados preferencialmente sob a forma de quadros (tabelas) ou figuras.
  • O texto só deverá servir para realçar os dados mais relevantes e nunca replicar informação contida nos quadros (tabelas) ou figuras.
  • Os quadros (tabelas) e figuras deverão ser numerados em numeração arábica na sequência em que aparecem no texto. Os quadros não podem conter linhas verticais e devem ocupar a largura total do espaço de impressão da página.
  • O título dos quadros (tabelas) deverá aparecer no cabeçalho dos mesmos e o título das figuras aparecer no rodapé das mesmas. As abreviaturas usadas deverão ser explicadas abaixo da figura (em letra Arial tamanho 10) para ambos os casos.
  • Os quadros (tabelas) e figuras deverão ser submetidas com qualidade gráfica que possibilite a redução das suas dimensões e preferencialmente a preto e branco.
  • Os quadros (tabelas) e figuras deverão ser colocados no manuscrito.
  • As figuras deverão igualmente ser submetidas em arquivos separados (um arquivo por figura) em formato TIF ou JPEG com tamanho máximo de 200kb por arquivo.
  • Unidades, quantidades e fórmulas deverão ser utilizados pelo Sistema Internacional (SI).
  • Todas as medidas deverão ser referidas em unidades métricas.


Discussão

  • Os dados novos e os aspectos mais importantes do estudo deverão ser indicados de forma clara e concisa e não deverão ser repetidos os resultados já apresentados.
  • Deverá ser efetuada uma comparação com a literatura.
  • As especulações e afirmações não suportadas pelos métodos estatísticos ou desing do estudo deverão ser evitadas.


Conclusão

  • A conclusão deverá ser elaborada em parágrafos onde serão realçadas as principais conclusões do estudo
  • Sempre que possível, deverão ser incluídas recomendações.


Agradecimentos

Se o artigo tiver sido parcialmente apresentado publicamente deverá aqui ser referido o fato. Qualquer apoio financeiro ao trabalho deverá igualmente ser referido.


Referências

  • Referências bibliográficas: as condições exigidas para fazer referências às publicações mencionadas no trabalho serão estabelecidas segundo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), expressas na norma NB-66 (NBR 6023). Indicar todos os autores (não utilizar "et alii"). Colocar os títulos dos periódicos por extenso. Apenas artigos publicados ou em impressão (in press) poderão ser citados. Dados não publicados deverão ser utilizados só em casos excepcionais sendo assinalados como “dados não publicados”.

  • A utilização de um número elevado de resumos ou de artigos de publicações que não sejam sujeitas a um sistema de revisão científica (peer-reviewed) será uma condição de não-aceitação. Ver Exemplos abaixo:


Exemplos de referências

Livro utilizado no todo:
MALINA, R.M., BOUCHARRD C.. Maturation and physical activity. Champaign: Human Kinetics, 1991.

Capítulo de Livro
PETROSKI E.L.. Cineantropometria: Caminhos metodológicos no Brasil. In: FERREIRA NETO A., GOELLNER S.V., BRACHT V., organizadores. As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Ed. Autores Associados, 1995. p. 81-101.

Dissertação/Tese
YONAMINE R.S. Desenvolvimento e validação de modelos matemáticos para estimar a massa corporal de meninos de 12 a 14 anos, por densitometria e impedância bioelétrica. 2000. 187f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Santa Maria, 2000.

Artigos de Revista (até seis autores)

SILVA SP, MAIA J.A.R. Classificação morfológica de voleibolistas do sexo feminino em escalões de formação. Rev Bras Cineantropometria Desempenho Humano 2003, 5(2):61-68.

Artigos de Revista (mais de seis autores)

SILVA SP, MAIA J.A.R. FREITAS D.L, BEUNEN G., LEFEVRE J., CLAESSENS A., et al. Modelação da estabilidade do somatotipo em crianças e jovens dos 10 aos 16 anos de idade do estudo de crescimento da Ilha da Madeira – Portugal. Rev Bras Cineantropometria Desempenho Humano 2004; 6(1):36-45.

Artigos e Resumos em Anais
SANTOS, S.S., SILVA, C.R., DOMICIANO, DOMICIANO, L.P. Determinação do comportamento da freqüência e do comprimento de braçadas em diferentes velocidades de nado. Anais do X Congresso Brasileiro de Biomecânica. Ouro Preto: UFMG, 2003. p.136-139.

Documentos eletrônicos
DATAR A., STURM R., MAGNABOSCO J.L Childhood Overweight and Academic Performance: National Study of Kindergartners and First-Graders. Obesity Research - periódico on line. 2004. Disponível em: <http://www.obesityresearch.org/reports/mfr1.dtl>. Acesso em: 11 mar. 2004.


4. Normas de publicação para artigos de revisão e artigos técnicos.


Aplica-se o disposto anteriormente para os outros formatos de artigo, com excepção da organização por seções que deverá ser a seguinte:

  • Página de Título
  • Resumo e Abstract
  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusões
  • Agradecimentos
  • Referências


Para a página de título, resumo, abstract, agradecimentos e referências, bem como para a inclusão de quadros e figuras, aplica-se o disposto anteriormente.

Introdução

Deverá ser suficientemente compreensível, explicitando claramente a importância do trabalho face ao estado atual do conhecimento;

Desenvolvimento

Nesta parte é apresentada a informação essencial que o artigo permite transmitir. Pode socorrer-se de informação já publicada (obrigatório no caso de artigo de revisão) e apresentar informação própria dos autores não publicada (apenas admissível no caso de artigo técnico). Aconselha-se um limite de 25 referências para artigos de técnicos e de 50 referências para artigos de revisão. Aconselha-se igualmente um mínimo de 25 referências para artigos de revisão. O uso de citações integrais deverá ser evitado. Quando usado este tipo de citação, o parágrafo deverá estar tabulado a 4 cm da margem esquerda e em letra Arial estilo itálico e tamanho 10. Nos artigos técnicos, embora não seja exigida a confirmação pelo método científico da informação apresentada, é aconselhável que os autores evitem uma linguagem especulativa e procurem objetividade na informação transmitida. A informação em texto pode ser completada com quadros ou figuras (sendo obrigatória a identificação da fonte quando não se tratem de originais). O título deste capítulo ou dos vários sub-capítulos que o compõem, deve ser específico para a temática que é apresentada e de livre escolha por parte dos autores.

Conclusões

Nesta parte os autores devem apresentar uma súmula da informação transmitida, realçando a utilidade prática do trabalho e eventuais recomendações técnicas que derivem da informação que é apresentada.


5. Normas de publicação para artigos de opinião.

Os artigos de opinião serão da autoria exclusiva de convidados pelos diretores da revista (Diretor e Diretores Adjuntos) e versarão temáticas da RENEF. A sua organização em seções não é imposta aos autores e a sua avaliação será feita pelos diretores da revista. Poderão socorrer-se ou basear-se em dados resultantes de investigação formal ou informal e de referências da literatura (aplicando-se neste caso as normas anteriormente definidas). Contudo, serão estimulados e privilegiados artigos de opinião no âmbito da organização e gestão Esportiva, bem como abordagens do âmbito conceitual, filosófico, sociológico ou político do fenômeno desportivo. Neste formato, não é exigido o Resumo e o Abstract, embora se estimule os autores à sua apresentação.

Assegurando a Avaliação por Pares Cega

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  • Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  • Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Arial tamanho 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
Esta Revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.